Existem entre os Espíritos diferentes ordens, de acordo com o grau de
perfeição que tenham alcançado. Esse grau de perfeição pode ser maior ou menor,
dependendo das qualidades que os Espíritos já adquiriram e das imperfeições de
que ainda não se despojaram.
Como não há linhas de demarcação definidas entre essas diferentes
ordens, o seu número
é ilimitado, podendo ser aumentado ou diminuído, conforme o critério
adotado.
Considerando-se, todavia, os caracteres gerais dos Espíritos, pode-se
classificá-los em três ordens principais, a saber:
Primeira Ordem: Espíritos Puros: os que já chegaram à perfeição;
Segunda Ordem: Bons Espíritos: aqueles
nos quais o desejo do bem é predominante;
Terceira Ordem: Espíritos Imperfeitos: aqueles em que predomina a ignorância, o
desejo do mal e todas as paixões más que lhes retardam o progresso.
Esta classificação geral pode desdobrar-se em nuances que variam ao
infinito. Existem, contudo, caracteres bem definidos que permitem agrupar os
Espíritos de acordo com suas tendências e aptidões, constituindo-se numa escala
ou num quadro que, no dizer do Codificador, “(...) é, de certo modo, a chave da
ciência espírita, porquanto só ele pode explicar as anomalias que as
comunicações apresentam, esclarecendo-nos acerca das desigualdades intelectuais
e morais dos Espíritos. (...)” (3)
Com base nessas considerações, Kardec subdividiu as três ordens
supracitadas em dez classes, como segue:
TERCEIRA
ORDEM: ESPÍRITOS IMPERFEITOS
Caracteres Gerais: Predomínio da matéria
sobre o Espírito; propensão ao mal; têm a intuição de Deus, mas não o
compreendem; apresentam idéias pouco elevadas.
Esta ordem apresenta cinco classes principais:
Décima Classe: Espíritos Impuros: o mal
é o objeto de suas preocupações; sua linguagem é grosseira e revela a baixeza
de suas inclinações;
Nona Classe: Espíritos Levianos: são
ignorantes e inconseqüentes, mais maliciosos do que propriamente maus;
linguagem alegre, irônica e superficial;
Oitava Classe: Espíritos Pseudo-Sábios: possuem grande conhecimento, mas julgam SD1
saber mais do que sabem; sua linguagem tem caráter sério, misturando verdades
com suas próprias paixões e preconceitos;
Sétima Classe: Espíritos Neutros:
apegados às coisas do mundo, não são bons o suficiente para praticarem o bem,
nem maus o bastante para fazerem o mal;
Sexta Classe: Espíritos Batedores e Perturbadores: podem
pertencer a todas as classes da Terceira Ordem; sua presença manifesta-se por
efeitos sensíveis e físicos,
como pancadas e deslocamento de corpos sólidos; são agentes dos
elementos do globo; deles se servem os Espíritos Superiores para produzir esses
fenômenos físicos do planeta.
SEGUNDA
ORDEM: BONS ESPÍRITOS
Caracteres Gerais: Predomínio do Espírito
sobre a matéria; desejo do bem; compreendem Deus e o infinito, mas ainda terão
de passar por provas; uns possuem a ciência, outros a sabedoria e a bondade; os
mais adiantados juntam ao seu saber as qualidades morais.
Esta ordem apresenta quatro classes principais:
Quinta Classe: Espíritos Benévolos:seu progresso realizou-se mais no sentido moral do
que no intelectual; a bondade é a qualidade dominante;
Quarta Classe: Espíritos Sábios: amplitude de conhecimentos aplicados em benefício dos
semelhantes; têm mais aptidão para as questões científicas do que para as
morais;
Terceira Classe: Espíritos de Sabedoria: elevadas qualidades morais e capacidade
intelectual
que lhes permitem analisar com precisão os homens e as coisas;
Segunda Classe: Espíritos Superiores: reúnem a ciência, a sabedoria e a bondade; buscam
comunicar-se com os que aspiram à verdade; encarnam-se na Terra apenas
em missão de progresso e caracterizam o tipo de perfeição a que podemos aspirar
neste mundo.
PRIMEIRA
ORDEM: ESPÍRITOS PUROS
Caracteres Gerais: Nenhuma influência da
matéria; superioridade intelectual e moral absoluta em relação aos Espíritos
das outras ordens.
Esta ordem apresenta apenas uma única classe:
Primeira Classe: Classe Única: — “Os Espíritos que a compõe percorreram todos os graus
da escala e se despojaram de todas as impurezas da matéria.
Tendo alcançado a soma da perfeição de que é suscetível a criatura, não
têm mais que sofrer provas nem expiações. Não estando mais sujeitos. à
reencarnação em corpos perecíveis, realizam a vida eterna no seio de Deus.
Gozam de inalterável felicidade, porque não se acham submetidos às necessidades,
nem às vicissitudes da vida material. (...)” (04).
FONTES
DE CONSULTA
01 - KARDEC, Allan. Escala Espírita. In: —. O Livro dos Espíritos Trad.
de Guillon
Ribeiro. 73. ed. Rio [ Janeiro]: FEB, 1993. Item 100, pág. 87.
02 - Pág. 88.
03 - Pág. 89.
04 - Perg. 113, pág. 95.
Todos os Espíritos que povoam o Universo foram criados por Deus, simples
e ignorantes, sem nenhum conhecimento e são destinados à perfeição. É nesse
estado de perfeição que eles encontram a pura e eterna felicidade, decorrente
do pleno conhecimento das leis que regem a vida e de sua plena vivência.
Entre dois extremos, a criação e a destinação, existe um caminho que
cabe a todos os Espíritos trilhar e que representa a conquista gradativa desses
conhecimentos. Deus propicia a todos os meios necessários para essa conquista,
criando, inclusive, necessidades aos Espíritos que, para atendê-las, precisam
agir. É através dessa ação que os Espíritos progridem, conquistam os
conhecimentos e desenvolvem os sentimentos, adquirindo, assim, gradativamente, as
virtudes que lhes propiciarão chegar ao estado de perfeição.
Vê-se, assim, que essa ascensão do Espírito, do estado de ignorância
para o estado de sabedoria, depende tão somente do seu trabalho. E é importante
destacar este aspecto, já que o trabalho é a parte que lhe cabe e que é
intransferível, uma vez que os recursos necessários Deus propicia a todos, em
igualdade de condições.
“(...) Deus não aquinhoa melhor a uns do que a outros, porquanto é
justo, e, visto serem todos seus filhos, não tem predileções. Ele lhes diz: Eis
a lei que deve constituir a vossa norma de conduta; ela só pode levar-vos ao
fim; tudo que lhe for conforme é o bem, tudo que lhe for contrário é o mal.
Tendes inteira liberdade de observar ou infringir esta lei e assim sereis os
árbitros da vossa própria sorte. Conseguintemente, Deus não criou o mal; todas as
suas leis são para o bem, e foi o homem que criou esse mal, divorciando-se
dessas leis; se ele as observasse escrupulosamente, jamais se desviaria do bom
caminho.” (01)
Por aí se observa a lei de liberdade regendo o progresso dos Espíritos.
Através de seu trabalho e com o uso do livre-arbítrio o Espírito vai, de forma
voluntária e consciente, conquistando as virtudes que não possui e
desfazendo-se das suas imperfeições.
É o que esclarecem os Espíritos Superiores: “(...) o livre-arbítrio se
desenvolve à medida que o Espírito adquire a consciência de si mesmo. Já não
haveria liberdade, desde que a escolha fosse determinada por uma causa
independente da vontade do Espírito. A causa não está nele, está fora dele, nas
influências a que cede em virtude da sua livre vontade. É o que se contém na
grande figura emblemática da queda do homem e do pecado original: uns cederam à
tentação, outros resistiam. (...)” (04)
E quando Kardec pergunta se as influências dos Espíritos imperfeitos só
se exercem sobre o Espírito em sua origem, os Espíritos Superiores respondem
com clareza: “(...)
Acompanha-o na sua vida de Espírito, até que haja conseguido tanto
império sobre si mesmo, que os maus desistem de obsidiá-lo.” (04) Como se vê,
só através da evolução moral e intelectual é que os Espíritos, encarnados e
desencarnados, se distanciam da influência negativa dos Espíritos inferiores.
Conclui-se, daí, que a plena e eterna felicidade está à nossa espera
quando chegarmos à condição de Espíritos puros. Os meios de alcançá-la, Deus
no-los oferece. Depende apenas de nós, através do trabalho e do adequado uso do
livre-arbítrio, abreviar essa chegada.
* * *
FONTES
DE CONSULTA
01 - KARDEC, Allan. Os Anjos. In: —. O Céu e o Inferno Trad. de Manuel
Justiniano
Quintão. 37. ed. Rio [ Janeiro]: FEB, 1991. Item 12, pág. 113.
02 - KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos Trad. de Guillon
Ribeiro. 73
ed. Rio [Janeiro]:
FEB, 1993. Perg. 114.
03 - Perg. 115.
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